DREX: moeda digital brasileira que promete ser uma nova forma de pagamento on-line
Até o final de 2024, o Banco Central promete lançar uma versão brasileira da CBDC
Nos últimos anos, muitas mudanças tecnológicas ocorreram para melhorar as transações on-line e facilitar a vida do brasileiro. A mais recente, foi o PIX que revolucionou a forma de pagamento de compras digitais e físicas.
Até o final de 2024, o Banco Central promete lançar uma nova forma de transação on-line: a DREX (Digital Real Eletrônico) uma moeda digital que é uma continuação das soluções virtuais. A DREX se torna uma nova forma de pagamento on-line, sendo uma versão brasileira da chamada CBDC (Central Bank Digital Currencies). Outros países como Suécia, China e Coréia do Sul já possuem um sistema de transação semelhante a DREX.
A expectativa é de que o uso da moeda digital seja feito através de operações financeiras já disponíveis, como: transferências, pagamentos e empréstimos, tendo como objetivo simplificar as transações e diminuir os custos envolvidos nesse processo. Será possível utilizá-lo em contratos inteligentes e em negócios com valores altos, por exemplo, em compras de veículos, imóveis e títulos públicos.
Um dos diferenciais da DREX é a permissão para programar a transação do dinheiro de forma automática, a partir do momento que uma determinada condição seja atendida. A DREX poderá ser convertida diretamente do depósito do dinheiro em carteiras virtuais e será realizado por bancos fintechs, cooperativas, corretoras e demais instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.
As instituições que optarem por escolher disponibilizar para os seus usuários a DREX, terão que adotar uma tecnologia específica para fazer as transações chamada Block Chain – que garante mais segurança, rapidez e transparência na transmissão de informações.
Diferença entre DREX e PIX?
Apesar de algumas semelhantes, PIX e DREX são diferentes. Basicamente, o PIX é a forma de pagamento pelo qual transferimos dinheiro e a DREX é o dinheiro qual será transferido.
Fonte: Nuvem Shop
Deseja saber mais sobre os nossos serviços e quer implementar soluções digitais na sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas!