Business Intelligence no e-commerce brasileiro
O Business Intelligence (BI) tem se mostrado uma ferramenta essencial para sustentabilidade e crescimento do e-commerce no Brasil, principalmente diante da concorrência acirrada e a necessidade de uma operação eficiente. Responsável pela coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de um grande volume de dados, a tecnologia possibilita traçar estratégias relevantes para o setor e, sobretudo, uma tomada de decisão mais assertiva, uma vez que os analistas se baseiam em fatos e não suposições.
Com o dinamismo e a movimentação do universo digital, o Business Intelligence conquista cada vez mais espaço no mercado como um facilitador das demandas diárias que envolvem o ambiente empresarial. A tecnologia fornece entendimento eficiente dos leads, segmentações assertivas e a otimização da gestão operacional do e-commerce. Inclusive, por meio do BI, é possível realizar a integração entre logística e SAC, possibilitando assim uma gestão operacional eficaz.
Hoje, a implementação de soluções de BI tem se destacado como um diferencial competitivo até mesmo no que diz respeito à experiência do consumidor, ao passo que a ferramenta aprimora o contato on-page dos consumidores.
Resumidamente, o Business Intelligence auxilia na coleta de dados confiáveis, o que garante assertividade na tomada de decisão. Justamente por isso, as empresas optam cada vez mais pela utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias como o BI. Não à toa, de acordo com o estudo sobre o Mercado Brasileiro de Software de 2022, o setor de software apresentou crescimento de 19,5% em 2021.
Mas, afinal, como o BI está salvando milhões do e-commerce brasileiro? Entre os principais aspectos tecnológicos, temos a coleta e a integração de dados. Estas plataformas conseguem integrar informações de múltiplas fontes, incluindo websites, aplicativos móveis, sistemas de gestão (ERP), CRM, redes sociais e plataformas de marketing, por exemplo. Com isso, os algoritmos de machine learning e inteligência artificial são aplicados, com o propósito de prever tendências de mercado, o comportamento do consumidor e a otimização de estoques de forma avançada. Há também técnicas de mineração de dados capazes de pontuar os padrões ocultos e insights valiosos que podem influenciar decisões estratégicas.
Quando falamos sobre a visualização desses dados, existem ferramentas como Power BI, Tableau e Qlik, que permitem a criação de dashboards interativos e personalizados, facilitando assim a análise e a interpretação destas informações. Inclusive, é possível gerar relatórios de forma automatizada e em tempo real, com o intuito de auxiliar na tomada de decisões de forma rápida e concisa, além de acompanhar o desempenho das vendas, da logística e, respectivamente, do atendimento ao cliente, favorecendo ações corretivas imediatas.
Ainda respondendo o questionamento deste artigo, do ponto de vista de negócios, o BI reduz custos, uma vez que otimiza os estoques e fornece maior eficiência operacional. As análises preditivas mantém os níveis de armazenamento ideais, evitando excesso ou ausência de produtos. Ademais, a tecnologia identifica possíveis gargalos operacionais, implementando melhorias contínuas capazes de minimizar os desperdícios.
Em contrapartida, há um aumento de receita, afinal, a ferramenta personaliza a experiência do cliente, oferecendo produtos e promoções relevantes, o que corrobora para a taxa de conversão e fidelização, ao mesmo tempo em que avalia em tempo real a concorrência e o comportamento do consumidor. Isto possibilita uma estratégia de precificação dinâmica e, consequentemente, maximiza a margem de lucro.
E, por fim, o BI antecipa tendências de mercado, o que viabiliza mudanças constantes e imediatas. Esta vantagem competitiva é essencial, principalmente, no investimento de novas tecnologias e metodologias baseadas na tecnologia que inserem o cliente sempre à frente da concorrência.
Portanto, o Business Intelligence lapida as estratégias do e-commerce. Utilizá-lo de forma exponencial no negócio oportuniza voos maiores, novos insights e decisões assertivas. Lembrem-se: negócios inteligentes sempre serão aqueles pensados de forma estratégica. Hoje, adotar uma estratégia sólida de Business Intelligence no e-commerce é a certeza de que novas e valiosas oportunidades de vendas surgirão.